sábado, 15 de outubro de 2016

If It's Square, It's a Sonnet: O Soneto é Curto.

One of the old French philosophers and wits, Blaise Pascal, apologized for writing a long letter, saying, "I had not time to write a short one." (Thomas C. Foster, How to Read Literature like a Professor, pg. 27)

É facil escrever algo longo e cumprido, anotando todos os pensamentos que vêm à cabeça e entram na sua mente. É difícil pegar os seus pensamentos e forçá-los a caber em um espaço pequeno. Acontece que um soneto é um "espaço pequeno". Por esse motivo mesmo que a forma importa tanto, porque a maneira que escrevemos arte pode fazer toda a diferença ao leitor e na maneira que ele interpreta a sua escrita.

Um soneto é curto, e exige forma. Por isso que o soneto é tão lindo; quando o lê, vê que tem exigido muito pensamento, muita paciência e muito ponderar em como rimar os fins das linhas. Escrever also cumprido pode ser rápido, porque você não tem que pensar em como cortar as suas frases e linhas. Mas fazer algo curto exige mais tempo. A forma define o soneto, ao fazê-lo bom ou ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário